Notícia
Angela Merkel visita China pela sétima vez em nove anos
A chanceler alemã, Ângela Merkel, visita a China de 06 a 08 de Julho, na sua sétima viagem àquele país em nove anos, anunciou hoje um porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros chinês.
A visita irá "ampliar a confiança política mútua", "alargar a cooperação bilateral" e "elevar para um novo patamar a parceria estratégica" entre a China e a Alemanha, disse o porta-voz governamental, Hong Lei.
Além do homólogo chinês, Li Keqiang, Angela Merkel vai encontrar-se com o Presidente Xi Jinping, que é também secretário-geral do Partido Comunista, e com o presidente da Assembleia Nacional Popular (parlamento), Zhang Dejiang, indicou a mesma fonte.
A Alemanha é o maior parceiro comercial da China na Europa e o país europeu que mais investe na nova potência emergente na Asia Central.
Pelas contas chinesas, em 2013 o comercio sino-alemão somou 161,56 mil milhões de dólares (116,17 mil milhões de euros), colocando a Alemanha no sexto lugar dos parceiros comerciais da China, a seguir aos Estados Unidos, Hong Kong, Japão, Coreia do Sul e Taiwan.
Angela Merkel assumiu a chefia do Governo alemão em 2005 e desde então já visitou a China seis vezes e os líderes chineses são também visitantes assíduos da Alemanha.
O Presidente Xi Jinping foi recebido em Berlim em Março passado e o primeiro-ministro, Li Keqiang, em maio de 2013.
No conjunto, o comércio sino-alemão representa mais de um quarto de todas as trocas comerciais entre a China e o conjunto da União Europeia.
A Alemanha é igualmente o maior investidor europeu na China e um dos principais destinos do crescente investimento chinês na Europa.