Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Mais de cem anos depois, a figura de uma mulher é impressa nas notas americanas

Esta quarta-feira, 17 de Junho, o Secretário do Tesouro norte-americano, Jacob Lew, anunciou que será uma mulher a figurar nas próximas notas de 10 dólares norte-americanos. Desde 1896 que tal não acontecia.

18 de Junho de 2015 às 12:17
  • 1
  • ...

As notas de 10 dólares, que serão redesenhadas e a colocadas a circular em 2020, vão quebrar a tradição de imprimir o rosto de homens notáveis da democracia americana.

A última vez que tal aconteceu foi entre 1891 e 1896, altura em que o rosto de Martha Washington figurava nos certificados de 1 dólar, conta a CNN.

A nova figura feminina, que ainda não está escolhida, vai substituir o actual retrato de Alexander Hamilton, a circular desde 1929, e Jacob Lew disse ao The New York Times que procura uma mulher que "tenha sido uma campeã da democracia inclusiva". Outro critério fundamental é ser alguém que já tenha falecido.

O lançamento da nota, em 2020, vai coincidir com a celebração do centésimo aniversário da lei que concedeu às mulheres o direito de votar.

Segundo o Business Insider, os esforços para colocar uma mulher nas notas americanas não é novo. Em Março, a organização de defesa dos direitos das mulheres Women on 20s pediu ao público que votasse numa candidata feminina para substituir o ex-presidente Andrew Jackson na nota de 20 dólares. A vencedora foi Harriet Tubman, activista na defesa dos direitos dos escravos. No entanto, o Tesouro optou por não avançar com esta proposta, optando por redesenhar as notas de 10 dólares.

De referir que a ideia não é eliminar a figura de Hamilton das notas de 10 dólares, mas antes integrar ou fazer duas versões da mesma.

"É importante para mim garantir que continuamos a honrar Alexander Hamilton, que teve um papel fundamental na criação do nosso país, no estabelecer da democracia e da nossa moeda", disse Jacob Law, citado pelo The Guardian, salientando o papel da figura história da revolução americana e primeiro secretário de Estado do Tesouro norte-americano.

Além de Martha Washington, o rosto de outras mulheres figurou em tempos no dinheiro norte-americano, mais especificamente em moedas, contam a BCC e o The New York Times, recordando os casos de Susan B. Anthony, que lutava pelos direitos das mulheres, e a indígena americana Sacagawea.

Jacob Lew acredita que a decisão sobre qual é a figura histórica feminina a ocupar um lugar de destaque nas próximas notas de 10 dólares estará tomada no final do ano.

Ver comentários
Saber mais Alexander Hamilton Jacob Lew secretário de Estado do Tesouro
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio