Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Hollande: EUA devem cessar espionagem à UE "imediatamente"

O Presidente francês, François Hollande, exigiu hoje aos Estados Unidos que cessem "imediatamente" a espionagem à União Europeia e sublinhou que França "não pode aceitar" esse tipo de comportamento.

01 de Julho de 2013 às 13:06
  • ...

"Não podemos aceitar este tipo de comportamento entre parceiros e aliados. Exigimos que isso cesse imediatamente", afirmou Hollande, durante uma visita a Lorient (noroeste), acrescentando que os elementos disponíveis "são suficientes" para pedir explicações.

 

"Pedimos uma confirmação ou uma negação", disse, acrescentando que a Europa não vai manter quaisquer negociações com os Estados Unidos até ter a certeza de que a espionagem cessou.

 

"Não pode haver negociações ou transações em nenhuma área até termos essas garantias, em relação a França mas também toda a União Europeia, todos os aliados dos Estados Unidos", disse Hollande, referindo-se às negociações para um tratado de comércio livre UE-EUA.

 

A revista alemã Der Spiegel noticiou no domingo que a Agência Nacional de Segurança (NSA) norte-americana espia edifícios oficiais da União Europeia nos Estados Unidos e em Bruxelas há vários anos.

 

No mesmo dia, o diário britânico The Guardian noticiou, citando igualmente documentos confidenciais revelados pelo ex-consultor da NSA Edward Snowden, que a NSA escutou comunicações das representações diplomáticas de França, Itália e Grécia em Washington e nas Nações Unidas-Nova Iorque.

 

O presidente francês admitiu a necessidade de sistemas de controlo para a prevenção do terrorismo, mas frisou que "não é nas embaixadas (europeias) ou na União Europeia que esse risco existe".

 

Hollande disse ainda ter pedido ao seu ministro dos Negócios Estrangeiros, Laurent Fabius, para "entrar imediatamente em contacto" com o homólogo norte-americano, John Kerry, "para obter todas as explicações e todas as informações".

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio