Notícia
Estados Unidos acusa China de espionagem cibernética
O Departamento de Justiça norte-americano apresentou queixas judiciais contra vários oficiais do Governo chinês por eventual recurso a práticas de espionagem cibernética para roubar segredos industriais.
O canal de televisão "NBC" está a avançar que o Departamento de Justiça dos Estados Unidos apresentou queixas formais contra vários oficiais do Governo chinês por recorrerem a espionagem cibernética a fim de acederem a segredos industriais ou comerciais.
A "NBC" refere que oficiais norte-americanos garantem que empregados do Governo de Pequim "utilizaram instalações militares e inteligência governamental para fazer espionagem cibernética contra empresas norte-americanas".
Aguarda-se ainda esta segunda-feira uma declaração do procurador-geral norte-americano, Eric Holder, para dar mais detalhes sobre a primeira queixa judicial apresentada pelos Estados Unidos contra um país.
Pequim já terá reagido por um porta-voz do ministro dos Negócios Estrangeiros que classificou a acusação dos Estados Unidos de "irresponsável".
Recorde-se que desde o Verão passado os Estados Unidos encontram-se envoltos em polémica devido aos procedimentos da Agência de Segurança Nacional (NSA) norte-americana, cujos métodos e abrangência dos programas de espionagem foram revelados pelo analista e ex-consultor Edward Snowden.
Na sequência dos dados revelados por Snowden o diário "Le Monde" escrevia que vários países, como Espanha, Alemanha, França, China ou Brasil, instituições europeias e as Nações Unidas teriam sido alvo dos programas de espionagem norte-americanos.
À época foi também noticiado que a NSA terá espiado as comunicações de cidadãos e, ou responsáveis governamentais e, ou empresas de países como o México, Brasil, França, Alemanha e Itália.