Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Alemanha prende agente que espiava para os EUA

Esta sexta-feira um individuo suspeito de ser agente duplo foi preso por alegadamente ter espiado os trabalhos do parlamento alemão durante o inquérito relativo às práticas de espionagem dos Estados Unidos.

Bruno Simão/Negócios
04 de Julho de 2014 às 20:43
  • 3
  • ...

Um ano depois dos documentos revelados por Edward Snowden, consultor que trabalhava em regime independente para os serviços de espionagem americanos, terem espoletado uma crise diplomática de dimensão multinacional, as repercussões continuam a fazer-se sentir. Na passada quarta-feira, a Alemanha deteve um indivíduo suspeito de agir enquanto agente duplo a serviço da espionagem norte-americana.

 

Um comunicado emitido esta sexta-feira pela Procuradoria-Geral federal da Alemanha informa que um indivíduo de nacionalidade alemã, de 31 anos, foi preso esta quarta-feira por suspeitas de colaboração com os serviços de inteligência de um país estrangeiro.

 

Segundo avançou a revista Der Spiegel, o referido cidadão, que trabalhava nos serviços postais do Serviço Federal de Inteligência da Alemanha (BND na sigla original), cooperava paralelamente com os serviços de inteligência dos Estados Unidos.

 

O parlamento alemão havia iniciado um inquérito com o objectivo de esclarecer e encontrar responsáveis pelos actos de espionagem alegadamente praticados pela Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA) que, segundo documentos divulgados em Outubro, terá mesmo mantido sob escuta a chanceler alemã, Angela Merkel, além de outros líderes mundiais. Nessa altura Merkel classificou de "inaceitável" o conjunto de práticas de espionagem que, segundo os dados revelados por Snowden, terão sido levados a cabo por Washington contra países seus aliados.   

 

Este novo caso pode voltar a beliscar as relações bilaterais entre Berlim e Washington. Merkel e o presidente norte-americano, Barack Obama, já conversaram sobre o tema, presencial e telefonicamente, mas este novo dado pode criar nova polémica entre os dois países.

 

O porta-voz da chanceler alemã, citado pelo Financial Times, considerou a situação "muito séria" e garantiu que a chanceler já tinha sido informada mas optara por não tecer qualquer tipo de comentário.

 

Os próximos dias deverão trazer à luz do dia novos desenvolvimentos no caso espoletado por Snowden, que se encontra a viver e trabalhar na Rússia.

Ver comentários
Saber mais Edward Snowden Alemanha Angela Merkel Estados Unidos NSA BArack Obama BND
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio