Notícia
Ajay Banga: Ex-CEO da Mastercard é o novo presidente do Banco Mundial
O ex-CEO da Mastercard, que conta agora com 63 anos, sucede assim a David Malpass que terminou o exercício das suas funções antes do tempo previsto. O mandato terá a duração de cinco anos e arranca já no próximo dia 2 de junho.
Os membros do "board" do Banco Mundial elegeram Ajay Banga, antigo CEO da Mastercard, como presidente da instituição, informou esta quarta-feira o organismo em comunicado.
Ajay Banga torna-se assim o 14.º líder do Banco Mundial. O mandato terá a duração de cinco anos e arranca já no próximo dia 2 de junho.
Até então, o executivo de 63 anos era vice-presidente da norte-americana General Atlantic, tendo anteriormente desempenhado o cargo de CEO e "chairman" da Mastercard, depois de ter passado por vários cargos no Citigroup, inclusivamente como diretor geral do banco para a Ásia-Pacífico.
Em fevereiro, Washington anunciou o nome de Ajay Banga. A eleição ocorre numa altura em que os EUA estão a pressionar a instituição para que esta aumente o seu poder financeiro e enfrente os problemas, a nível global, ligados às alterações climáticas e à saúde.
Ajay Banga sucede a David Malpass, que em fevereiro anunciou inesperadamente que pretendia terminar o mandato mais cedo, antes de 2024.
Malpass foi nomeado candidato pelo ex-presidente dos EUA, Donald Trump.