Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Actividade industrial na China em mínimos de três anos

A actividade industrial na China está ao nível mais baixo dos últimos três anos, de acordo com os dados revelados esta terça-feira, 1 de Dezembro, do PMI (índice de gestores de compras).

Bloomberg
Negócios 01 de Dezembro de 2015 às 07:20
  • ...
O índice de gestores de compras (PMI, na sigla anglo-saxónica), que mede a actividade industrial através de inquérito às empresas, caiu para 49,6 pontos em Novembro na China, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística chinês, citado pela Bloomberg.

De acordo com a agência internacional, é o nível mais baixo desde Agosto de 2012 e compara com uma estimativa média de 49,8 pontos dos economistas contactados pela Bloomberg, que foi o nível para Setembro e Outubro. O PMI dos serviços cresceu para 53,6 face aos 53,1 do mês anterior. Os números abaixo dos 50 representam deterioração da actividade económica.

O que leva a Bloomberg a relatar que seis descidas das taxas de juro por parte do banco central chinês desde Novembro do ano passado não foram suficientes para impulsionar a actividade industrial, o que está a desafiar a meta prevista pelo Governo chinês de a economia atingir este ano um crescimento de 7%.

Ainda assm, um outro dado relativo à actividade industrial na China, realizado pela Caixin Media e Markit Economics e divulgado também hoje, mostra que a produção industrial no mês de Novembro subiu para os 48,6 pontos, um valor que supera as estimativas dos analistas consultados pela Bloomberg que apontavam para os 48,3 pontos. Segundo a agência de informação, este indicador utiliza uma amostra menor e incluiu pequenas empresas e exportadoras. Estes dados podem explicar a diferença de valores face aos divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística chinês.

(Notícia actualizada às 8h50 com dados sobre o indicador da Caixin Media e Markit Economics)
Ver comentários
Saber mais China indústria PMI
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio