Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

A caminho da mega-metrópole, China investe mais de 34 mil milhões na ferrovia

A construção das nove linhas ferroviárias numa extensão superior a mil quilómetros deve estar concluída até 2020.

A China é o maior investidor estrangeiro em títulos de dívida dos EUA. Pequim tinha, no final de Março, cerca de 1,25 biliões de dólares aplicados, segundo os dados do departamento do Tesouro dos EUA. No entanto, o valor tem tido quedas ligeiras nos últimos meses.
29 de Novembro de 2016 às 07:23
  • 3
  • ...
A China aprovou a expansão das ligações ferroviárias entre Pequim, Tianjin e a província de Hebei, num plano avaliado em 247 mil milhões de yuan (34 mil milhões de euros), visando criar uma "mega metrópole".

O projecto consiste em nove linhas ferroviárias, com uma extensão combinada de 1.100 quilómetros, detalhou a Comissão Nacional de Reforma e Desenvolvimento (NDRC), o organismo máximo chinês encarregado da planificação económica.

A construção deve estar concluída até 2020.

O projecto faz parte de um plano do Governo chinês para criar um centro urbano com cerca de 212 mil quilómetros quadrados - mais do dobro do território de Portugal continental - e 110 milhões de habitantes.

Pequim, a cidade portuária de Tianjin e a província de Hebei, que confina com ambas, seriam assim incorporadas numa mega metrópole designada Jing-Jin-Ji.

O objectivo é resolver o problema de sobrelotação da capital chinesa e criar um pólo económico que compita com Xangai, o centro financeira da China, e Guangdong, província industrial no sul do país.

O plano inclui ainda a construção de uma rede de autoestradas e a expansão da rede de metropolitano de Pequim, que já é uma das mais extensas do mundo, com 18 linhas com quase 600 quilómetros - a distância de Lisboa ao Porto.
Ver comentários
Saber mais China Pequim Governo Portugal Xangai Lisboa política Guangdong
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio