Notícia
Trump pede taxas de juro mais baixas antes de Powell ser ouvido no Congresso
O Presidente dos EUA considera que "as taxas de juro deviam baixar, ao mesmo tempo que impomos tarifas".
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, defendeu esta quarta-feira, nas redes sociais, que a Reserva Federal (Fed) deveria baixar as taxas diretoras.
"As taxas de juro deviam ser reduzidas, algo que iria 'de mão dada' com as futuras tarifas", escreveu Trump
Trump pressiona, desta forma, a Fed numa altura em que está a avançar com a sua agenda económica com base em tarifas às importações e reduções de impostos.
A publicação na Truth Social, a rede social de Trump, surge horas antes de o presidente da Fed, Jerome Powell, ser ouvido no Comité de Serviços Financeiros da Casa dos Representantes, um dia após uma audiência perante o Senado.
Ontem, Powell indicou que "não há pressa em reduzir as taxas de juro".
Hoje, entretanto, foram divulgados os dados da inflação na maior economia mundial em janeiro, tendo os números ficado acima do esperado pelos analistas.
No início deste mês, Donald Trump considerou "correcta" a decisão da Fed na reunião de janeiro em manter inalteradas as taxas diretoras.
Contudo, no seu discurso à distância no encontro de Davos, Trump tinha indicado que iria exigir uma descida imediata nas taxas de juro, que culpava pelo aumento do défice dos EUA.