Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Juiz considera "inválida e ilegal" troca de dívida proposta pela Argentina

O juiz americano que tem em mãos o processo de reembolso de dívida da Argentina considerou que a proposta de Buenos Aires para pagar aos obrigacionistas é "ilegal" e "inválida".

Bloomberg
Negócios 22 de Agosto de 2014 às 00:04
  • 9
  • ...

O plano da Argentina de pagar a dívida que não foi reembolsada em Julho através de troca por dívida que pode ser reembolsada em Buenos Aires, sem ter de passar pelas autoridades americanas não é válido, de acordo com o juiz que está a supervisionar o litigio em torno da dívida argentina.

 

O juiz Thomas Griesa afirmou que o tribunal considerou a proposta "inválida, ilegal e viola as actuais ordens do tribunal", de acordo com a Bloomberg.

 

O juiz recusou um pedido dos advogados que representam os investidores que detêm obrigações da Argentina de considerar que o país estava a desrespeitar as instruções do tribunal. Griesa terá explicado que acusar Buenos Aires de desacato não ia contribuir para ajudar a encontrar uma solução que conseguisse o acordo das duas partes. "O que é de necessidade primordial é alcançar um acordo" entre a Argentina e os seus credores. "Deve haver um acordo", adiantou o mesmo responsável, citado pela Bloomberg.

 

Esta decisão surge depois da Presidente da Argentina, Cristina Kirchner, ter anunciado na terça-feira, 19 de Agosto, que os credores de obrigações argentinas, que no final de Julho não viram reembolsados os respectivos investimentos podiam trocar essas obrigações por novos títulos da Argentina, emitidos localmente e que seriam reembolsados localmente, sem ter de passar pelos EUA.

 

A Argentina está desde o mês passado em constantes negociações depois de ter visto vetado pelo juiz Griesa o pagamento por fases da dívida. O juiz determinou que a Argentina tinha de reembolsar a totalidade da dívida aos seus credores.

Ver comentários
Saber mais Argentina Buenos Aires Thomas Griesa Cristina Kirchner dívida
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio