Notícia
Inflação dos EUA cai para 5% em março, mínimo de quase dois anos
A inflação na maior economia mundial recuou um ponto percentual em março face ao valor de fevereiro, passando de 6% para 5%. A inflação subjacente, contudo, encontra-se em 5,6%, num sinal de que a pressão sobre os preços se alastrou ao resto da economia.
A inflação nos Estados Unidos abrandou em março e atingiu o valor mais baixo em quase dois anos, segundo os dados publicados esta quarta-feira pelo Departamento do Trabalho norte-americano.
Em termos homólogos e não ajustados, a taxa de inflação baixou dos 6% observados em fevereiro para 5%, um valor que não era visto desde maio de 2021.
No entanto, a inflação subjacente, que exclui energia e alimentos não processados, registou uma variação homóloga de 5,6%, tendo subido 0,4% em cadeia.
Em fevereiro, a inflação subjacente tinha se situado em 5,5%, ainda meio ponto percentual abaixo da inflação geral, o que significa que a pressão sobre os preços se alastrou a outros setores da economia além da energia e alimentação, que tinham sido os principais impulsionadores da inflação.
Mesmo com o aumento da inflação subjacente, os analistas consideram que a redução da inflação global reforça a possibilidade da Reserva Federal (Fed) optar por uma pausa na subida das taxas diretoras na próxima reunião, no início de maio.