Notícia
Lula da Silva aceitou convite para a Casa Civil
O ex-Presidente do Brasil, Lula da Silva, vai assumir a liderança da Casa Civil de Dilma Rousseff, avança a Globo.
A decisão já estará tomada. A Globo avança que a presidente Dilma Rousseff decidiu "há pouco" escolher o ex-presidente Lula para liderar a Casa Civil do governo, no lugar de Jaques Wagner, que vai para a chefia de gabinete.
Dilma Rousseff esteve reunida com Lula da Silva esta quarta-feira, 16 de Março.
Após a primeira notícia da Globo que dava conta da nomeação, um deputado petista, líder do governo na Câmara, José Guimarães escrevia no Twitter a informação.
Ministro Wagner no dia de seu aniversário mostra grandeza e desprendimento ao deixar a Casa Civil! Lula nova Ministro da pasta!
— Guimarães (@guimaraes13PT) March 16, 2016
Segundo a Globo, também o líder do PT na Câmara, Afonso Florence, confirmou a ida de Lula para o governo. Aos jornalistas declarou: "O presidente Lula vai para a Casa Civil para ajudar na saída da crise. Ele veio na hora certa que o Brasil precisa. O compromisso do presidente Lula ao assumir a Casa Civil se restringe especificamente à contribuição que ele poderá dar ao Brasil para ajudar o país a sair da crise política e da crise econômica", afirmou Florence. "Sem dúvida, é uma boa notícia pra o povo brasileiro", concluiu.
A entrada de Lula da Silva para o Governo de Dilma tem sido avançada pelos jornais brasileiros que, na terça-feira, já a davam como certa. Faltava no entanto saber para que lugar. O cargo tem uma forte componente política, e Dilma Rousseff pretende, também, travar alguma contestação interna e externa ao seu Governo.
No seu blogue que está alojado no site da Globo, a jornalista Cristiana Lôbo revela que sairá uma edição extra do "Diário Oficial da União" ainda esta quarta-feira com as nomeações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a chefia da Casa Civil e de Jacques Wagner para a chefia de gabinete da Presidência. A tomada de posse será segunda-feira.
(Notícia actualizada às 15:30 com mais informações)