Notícia
Criação de emprego nos EUA em setembro bate largamente estimativas
A maior economia mundial criou 254 mil postos de trabalho em setembro, tendo a taxa de desemprego diminuído uma décima face ao mês anterior, para 4,1%.
A economia dos Estados Unidos criou 254 mil empregos em setembro, um valor que supera por larga margem a estimativa de 105 mil postos de trabalho da maioria dos economistas, revelou esta sexta-feira o Departamento de Estatísticas do Emprego norte-americano.
Este valor marca uma forte aceleração face aos 142 mil postos de trabalho gerados em agosto, que tinham ficado abaixo dos 161 mil esperados pelos analistas.
A taxa de desemprego, por seu turno, reduziu uma décima face ao mês anterior, situando-se nos 4,1%. Em termos homólogos, contudo, a taxa de desemprego compara com os 3,8% observados em setembro de 2023.
A robustez demonstrada pelo mercado laboral da maior economia mundial veio arrefecer o entusiasmo dos investidores quanto à probabilidade de um corte mais agressivo nas taxas diretoras pela Reserva Federal (Fed) na próxima reunião. Depois de a Fed ter baixado as taxas em 50 pontos base, o mercado acreditava que a próxima reunião poderia trazer um novo alívio de igual dimensão.