Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Biden desiste e apoia Kamala para a presidência dos EUA

O Presidente norte-americano desistiu de se recandidatar a novo mandato. O anúncio de Joe Biden foi feito pelo próprio na rede social X. Mais tarde, Biden indicou que irá apoiar a sua vice-presidente, Kamala Harris, para que seja a candidata dos democratas.

21 de Julho de 2024 às 19:01
  • 11
  • ...
Cedeu este domingo a resistência do Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, às pressões crescentes de vários colegas de partido para que desistisse da corrida à Casa Branca.

Numa publicação na rede social X (antigo Twitter), Biden dirigiu-se aos cidadãos norte-americanos anunciando a sua decisão.

"Foi a maior honra da minha vida servir como vosso Presidente. E, embora fosse minha intenção tentar ser reeleito, acredito que é no melhor interesse do país e do meu partido eu desistir e focar-me apenas nos meus deveres presidenciais até ao final do mandato", escreveu Biden.



Antes, enumerou vários dos "grandes progressos" alcançados nos seus três anos e meio de mandato, destacando a saúde da maior economia mundial, várias medidas na Saúde e a legislação de combate às alterações climáticas.

Momentos mais tarde, Biden recorreu novamente à mesma rede social para anunciar o seu apoio a Kamala Harris, sua vice-presidente, para que esta seja a candidata dos
Democratas nas eleições de novembro frente ao republicano e antigo Presidente, Donald Trump.



O chefe de Estado promete dirigir-se à nação durante a semana para explicar de forma mais detalhada a decisão.

A possibilidade de Biden vir a desistir foi sendo discutida com mais veemência após o debate de junho frente a Trump, no qual o atual Presidente teve um desempenho "desastroso". Biden, de 81 anos, continuou a cometer "gaffes" e, em certas ocasiões, a parecer alheado.

Se a reeleição já se adivinhava difícil, prevendo-se uma corrida renhida, o atentado falhado contra Trump tornou a tarefa de Biden ainda mais complicada, com o candidato republicano a ganhar popularidade.

Na semana passada foi noticiado que o antigo Presidente Barack Obama, de quem Biden foi "número dois" na Casa Branca, teria discutido com diversas pessoas a necessidade de Biden "repensar seriamente" a sua recandidatura.



Notícia atualizada

Ver comentários
Saber mais Joe Biden Presidente Casa Branca EUA desistência eleições
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio