Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Eduardo dos Santos autoriza sociedade com Isabel dos Santos

O presidente angolano autorizou a empresa pública de electricidade a entrar no capital da Winterfell, sociedade liderada por Isabel dos Santos, que comprou 65% da Efacec.

Isabel dos Santos à saída da reunião que durou cerca de 30 minutos
Miguel Baltazar/Negócios
07 de Setembro de 2015 às 13:06
  • 30
  • ...

A empresa pública de distribuição de electricidade em Angola, a ENDE, foi autorizada pelo presidente angolano, José Eduardo dos Santos, a comprar 40% da Winterfell Industries, uma sociedade liderada pela filha, a empresária Isabel dos Santos, e que controla a Efacec Power Solutions.

 

A autorização de José Eduardo dos Santos consta de um despacho de 18 de Agosto, consultado segunda-feira, 7 de Setembro, pela Lusa, justificando a compra, pela estatal Empresa Nacional de Distribuição de Eletricidade (ENDE), com a "necessidade da realização de investimentos estratégicos com vista a reforçar a capacidade operacional do sector empresarial público angolano" na área energética.

Isabel dos Santos anunciou a compra de 65% do capital da Efacec ao Grupo Mello e à Têxtil Manuel Gonçalves a 4 de Junho deste ano. A aquisição desta posição maioritária custou 200 milhões de euros.


Em comunicado emitido na ocasião, aquela sociedade já se apresentava como "maioritariamente detida por Isabel dos Santos" e também "participada pela ENDE", tendo justificado a compra da Efacec Power Soluntions igualmente "como forma de relançar a sua estratégia de internacionalização através de uma orientação para áreas e geografias em que detém capacidades competitivas superiores".


Mário Leite Silva, presidente da Santoro e representante de Isabel dos Santos, explicou assim, a 5 de Junho, o negócio de aquisição da maioria do capital da Efacec"A economia angolana sai beneficiada com esta aquisição dado a ‘expertise’ da Efacec em áreas fundamentais para o crescimento económico e o desenvolvimento de Angola como são as competências de engenharia e da energia, nomeadamente produção energética, redes eléctricas, ambiente, mobilidade urbana e transportes", afirmou em declaração por escrito ao Negócios.

 

"Tendo em conta a reforma em curso destinada a dotar as entidades públicas empresariais de maior capacidade organizativa, melhor conhecimento da actividade e reforço da capacidade competitiva. Considerando que este desiderato fica melhor servido pela associação das empresa ou pelo empresariado nacional com parceiros estrangeiros que aportem o know-how necessário à prossecução dos objectivos estratégicos de maior inserção competitiva a nível internacional", justifica o despacho presidencial que autoriza a compra de 40% da Winterfell por parte da ENDE.

A Lusa noticiou a 5 de Setembro último que o Estado angolano vai ter de capitalizar a ENDE , criada em Novembro de 2014 no âmbito da reforma do sector energético, com 38,6 milhões de euros, segundo um despacho presidencial, igualmente assinado pelo Presidente José Eduardo dos Santos.

Em Novembro de 2014, o Governo de Angola reestruturou o sector eléctrico, tendo criado três novas empresas, uma responsável pelos centros de produção, outra dedicada ao transporte de energia e uma terceira vocacionada para a sua distribuição. O Programa de Transformação do Sector Eléctrico de Angola, em marcha até 2017, prevê investimentos de 21 mil milhões de euros.

Ver comentários
Saber mais Angola Efacec Winterfell José Eduardo dos Santos Isabel dos Santos ENDE energia Grupo Mello Têxtil Manuel Gonçalves
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio