Notícia
Miguel Macedo pede levantamento da imunidade parlamentar
O ex-ministro da Administração Interna quer ser ouvido na investigação logo que possível aos casos de corrupção nos vistos gold, noticia o Diário de Notícias, adiantando que Miguel Macedo escreveu uma carta a Assunção Esteves solicitando o levantamento da imunidade.
Miguel Macedo quer prescindir da imunidade parlamentar para ser ouvido, logo que possível, na investigação aos vistos gold, avança esta quarta-feira o Diário de Notícias.
Segundo o jornal, o ex-ministro da Administração Interna enviou esta terça-feira uma carta à presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, solicitando que sejam accionados os mecanismos legais necessários para ser suspensa a prerrogativa que protege os deputados.
A decisão , diz o DN, surge na semana em que vieram a público notícias – entretanto desmentidas - segundo as quais o Ministério Público queria constituir o deputado como arguido, tendo para isso requerido ao Parlamento o levantamento da imunidade.
Na carta que enviou a Assunção Esteves, o ex-ministro que se demitiu na sequência da investigação aos vistos dourados, informa que vai novamente manifestar junto da Procuradoria-Geral da República a sua disponibilidade para ser ouvido e esclarecer o que for necessário no processo.
De acordo com o DN, uma das situações que estão a ser investigadas pelo Ministério Público e pela Polícia Judiciária é o processo de nomeação de um oficial de ligação do SEF para Pequim, para apoiar a embaixada na selecção de candidatos aos vistos gold. Outro caso a que os investigadores ligam Miguel Macedo é à vinda a Portugal, para tratamentos hospitalares, de feridos de guerra da Líbia.