Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Lula da Silva vai ser julgado por corrupção

O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, que a 14 de Setembro foi denunciado pelo Ministério Público daquele país por corrupção e lavagem de dinheiro no âmbito da operação Lava Jato, vai a julgamento, avança a imprensa internacional.

Ueslei Marcelino/Reuters
Negócios 20 de Setembro de 2016 às 22:29
  • 9
  • ...

O juiz federal brasileiro Sergio Moro, que trata dos processos da Operação Lava Jato na primeira instância, aceitou a acusação contra o ex-presidente Lula da Silva por corrupção e lavagem de dinheiro.

 

A denúncia, apresentada pelo Ministério Público Federal no passado dia 14 de Setembro, está relacionada com irregularidades num imóvel no Guarujá.

 

Além de Lula, também a sua mulher Marisa Letícia e outras seis pessoas são abrangidas pelo processo, que está relacionado com um apartamento alegadamente oferecido ao ex-Presidente. O prédio Solaris, construído pela cooperativa Bancoop (do sindicato dos bancários) no Guarujá, foi mais tarde comprado pela OAS, tendo sido alegadamente atribuído a Lula um triplex no edifício.

 

Com a aceitação desta denúncia contra Lula da Silva, agora réu pela segunda vez no âmbito da Lava Jato, Sergio Moro pode mudar as perspectivas eleitorais do ex-presidente, sublinha o Folha de São Paulo.

Numa sondagem Datafolha realizada nos dias 14 e 15 de Julho passados, junto de 2.792 entrevistados, era Lula da Silva quem estava na frente das preferências na corrida à presidência do Brasil em 2018.

O ex-presidente, depois de constituído como réu, será julgado por Sergio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato que não envolvam pessoas com foro privilegiado. Caso seja condenado por Moro e também em segunda instância, pelo TRF (Tribunal Regional Federal), Lula tornar-se-á inelegível pela Lei da Ficha Limpa, sublinha a Lusa.

 

Lula da Silva também responde noutro processo, sob a acusação de atrapalhar as investigações no caso relacionado com financiamentos partidários através da petrolífera estatal Petrobrás, conhecido como 'petrolão'.



(notícia actualizada às 23:17)

Ver comentários
Saber mais Sergio Moro Operação Lava Jato Lula da Silva política justiça Sergio Moro
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio