Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Simulações: Saiba quanto vai descontar a menos de IRS com as novas tabelas de retenção

As tabelas de retenção de IRS para o próximo ano vão reduzir em média em 2% os valores que as famílias todos os meses antecipam ao Estado a título de adiantamento sobre o imposto a pagar. Todos os rendimentos são abrangidos, veja aqui qual o efeito no seu.

Entre fevereiro e setembro, foram destruídos 183 mil postos de trabalho, de           acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).
Mariline Alves
03 de Dezembro de 2020 às 12:58
  • ...
As tabelas de retenção do IRS para 2021 foram publicadas esta quinta-feira em Diário da República para poderem ser aplicadas pelas entidades patronais já a partir de janeiro. Os rendimentos até 686 euros estão isentos de retenção na fonte e, para os demais, há uma redução relativamente aos valores retidos durante 2020. Em média, e de acordo com os cálculos da consultora PwC, a redução ronda os 2%, sendo que, tudo somado, o Governo estima que as famílias contarão com mais 200 milhões de euros disponíveis.

Dependendo do rendimento bruto de cada um, os valores oscilam entre um euro ou várias dezenas de euros. As tabelas em baixo, elaboradas pela PwC, permitem perceber o impacto nos diferentes casos concretos e tendo por base, precisamente, o valor do salário antes de impostos. 

Refira-se, ainda, que no caso dos pensionistas as alterações são mínimas e só as pensões mais baixas é que terão uma redução da sua retenção na fonte, uma opção do Governo para não prejudicar que terá aumentos em 2021. 

Siga as tabelas e veja qual o seu caso e quanto vai "poupar" mensalmente. Sempre com a noção de que, antecipando menos a titulo de retenção na fonte, os reembolsos em 2022, quando o Fisco elaborar a fatura final, também irão encurtar.  



| Trabalho Dependente - Não casado




| Trabalho Dependente - Casado, Único Titular




| Trabalho Dependente - Casado, Dois Titulares

Ver comentários
Saber mais Simulações IRS tabelas de retenção
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio