Notícia
Miranda Sarmento admite considerar atualização da dedução específica para 2025
O ministro das Finanças admite que, no Orçamento do Estado para 2025, seja considerada uma altualização da dedução específica no IRS, que já não é atualizada há mais de uma década.
"A atualização da dedução específica é um instrumento, e é um instrumento que poderá ser considerado aquando do Orçamento para 2025, junto com a redução de taxas, de forma a reduzir o IRS de quem trabalha", disse esta tarde no Parlamento o ministro das Finanças.
Joaquim Miranda Sarmento falava no debate sobre as propostas de redução do IRS e respondia à deputada Paula Santos, do PCP, cujo partido propõe que a dedução específica, que "não é atualizada há 14 anos", seja revista.
A proposta do Governo para aplicar ainda este ano prevê uma redução das taxas do IRS até ao 8.º escalão. Uma redução da dedução específica seria transversal a todas as famílias com imposto a pagar, independentemente do seu nível de rendimentos.
Mexer na dedução específica, pelas contas da deputada do PCP, "essa sim, aliviaria o IRS nos rendimentos baixos e médios".