Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Último dia de Abril é limite para IMI e alguns IRS

Hoje, último dia de Abril, é a data limite para entregar a declaração de IRS se for trabalhador por conta de outrem ou pensionistas. E é, também, a data limite para o pagamento da primeira prestação ou da prestação única do IMI.

Bruno Simão/Negócios
Negócios 30 de Abril de 2015 às 10:45
  • 4
  • ...

Abril é mês de impostos. Por isso, o último dia do mês é a data limite para entregar, pela internet, a declaração de IRS referente a 2014 se for trabalhador por conta de outrem ou se for pensionista e caso não tenham feito a entrega em papel durante o mês de Março.

 

O preenchimento da declaração online decorre durante todo o mês de Abril. Em Maio é tempo para o preenchimento da declaração referente a 2014 para as restantes categorias de rendimentos, como trabalhadores independentes. 

 

Os trabalhadores por conta de outrém e pensionistas que não fizerem a respectiva entrega da declaração e IRS até ao final do dia de hoje, 30 de Abril, incorrem ao pagamento de multa. O Fisco já começou, segundo o Ministério das Finanças, a fazer reembolsos

 

A declaração do IRS é referente ao ano de 2014, pelo que ainda não tem em vigor as regras da reforma do imposto. Continuam a ser dedutíveis as despesas de saúde, seguros de saúde, educação, encargos com habitação, lares, PPR, de forma autónoma. Veja o que pode deduzir na declaração que tem de entregar este ano.

 

Abril é, também, o mês em que o IMI (imposto municipal sobre imóveis) tem de ser pago, quer seja a prestação única quer seja a primeira prestação para quem tem um valor a pagar acima de 250 euros.

 

Este ano a novidade no IMI é a inexistência da cláusula de salvaguarda, regra que vigorou desde 2011 e que impedia que o aumento do imposto fosse superior a 75 euros. A cláusula deixou de existir, pelo que os proprietários já anteciparam algumas subidas no imposto a pagar.

 

Para quem paga até 250 euros tem de fazer numa única prestação, durante o mês de Abril. Para quem tem um IMI entre 250 e 500 euros pode fazê-lo em duas prestações (Abril e Novembro) e acima dos 500 euros são três as tranches de pagamento (Abril, Julho e Novembro). 

 

 

Ver comentários
Saber mais IMI IRS impostos entrega declarações
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio