Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Imposto de selo substitui IMT até 2018

Até 2018 será eliminado o actual Imposto Municipal sobre as Transacções (IMT). A substituí-lo será introduzido um novo imposto de selo que, garante a ministra das Finanças, reduzirá para metade a actual tributação.

Bruno Simão/Negócios
  • ...

O Governo quer eliminar o actual Imposto Municipal sobre as Transacções (IMT), substituindo-o por um imposto do selo, disse esta quinta-feira, 16 de Abril, a ministra das Finanças, no final da reunião do Conselho de Ministros que aprovou o Programa de Estabilidade.

 

Maria Luís Albuquerque explicou que a eliminação do IMT – já prevista desde a revisão da Lei das Finanças Locais – não poderia ser feita sem que se mantivesse algum tipo de tributação, pelo que a opção acabou por recair sobre o imposto do selo. A alternativa, disse, seria o IVA de 23%.

 

Com a introdução de um imposto do selo, o Governo garante que a carga fiscal associada será reduzida para metade: a estimativa é que para o período de 2016 a 2018 se verifique uma perda de receita de 460 milhões, com o fim do IMT, e uma receita, para o mesmo período, de 230 milhões de euros coma introdução do selo nas transacções de imóveis.

 

A eliminação do IMT "inicia-se em 2016 e durante três anos, até 2018, o IMT desaparece, em 2019 já não haverá IMT sobre transacções de imóveis", garantiu Maria Luís Albuquerque.

Ver comentários
Saber mais Maria Luís Albuquerque IMT imposto de selo impostos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio