Notícia
Governo muito mais optimista que FMI sobre crescimento
A ministra das Finanças anunciou que Portugal irá crescer 2% em 2016 e 2,4% nos três anos seguintes. Uma previsão muito mais optimista do que as estimativas do FMI, publicadas esta semana.
Durante a apresentação do Programa de Estabilidade, aprovado esta quinta-feira em Conselho de Ministros, Maria Luís Albuquerque revelou também o cenário macroeconómico subjacente às suas previsões. "Somos prudentes porque entendemos que é graças a esta prudência que podemos hoje ter um quadro claramente mais favorável", afirmou.
A governante referiu que, segundo as projecções do Executivo, Portugal deve crescer 1,6% este ano e 2% em 2016. Nos três anos seguintes, o PIB deverá avançar 2,4% ao ano.
Previsões que, segundo a ministra, "não têm em conta as reformas que possam vir a existir". "O cenário que aqui está é com base nas reformas que temos hoje. Novas reformas contribuirão para melhorar este resultado", acrescentou.
Os valores avançados por Maria Luís são muito superiores às estimativas do Fundo Monetário Internacional (FMI), segundo as quais a economia nacional irá arrefecer nos próximos anos, como um crescimento de 1,5% em 2016 e desacelerando até aos 1,2% em 2019 e 2020.
"A previsão de crescimento para os próximos quatro anos, apesar de conservadora, ultrapassa os 9 pontos em termos acumulados, o que é muito mais favorável do que foi possível obter em Portugal quando as condições eram mais favoráveis", sublinhou a ministra. "É um cenário conservador e prudente, mas com que nos sentimos confortáveis e sobre o qual é possível trabalhar para vir a ser ainda melhor."