Notícia
Rendas deverão aumentar 1,15% em 2019
O INE acaba de divulgar o valor da inflação, sem habitação, para Agosto que é a que conta para efeitos de actualização de renda. Porém, esta é uma estimativa rápida que ainda terá de ser confirmada no dia 12 de Setembro.
As rendas deverão ser actualizadas em 1,15% no próximo ano. O número acabou de ser divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e alinha com o aumento já verificado este ano, que se situou em 1,1%.
A actualização anual das rendas baseia-se na variação dos últimos 12 meses do Índice de Preços do Consumidor, sem habitação, relativo a Agosto. Ao contrário do que antes acontecia, o INE divulga agora uma estimativa rápida, antes de publicar o valor final. É esta estimativa rápida que acaba de sair, apontando para um aumento de 1,15% neste índice de preços. Ainda assim, para se conhecer o aumento com toda a certeza será preciso esperar pelo número que o INE publicará a 12 de Setembro.
Há cerca de um mês, vários jornais avançaram com um valor para a actualização do próximo ano, baseando-se na variação homóloga dos preços de Julho, que costuma aproximar-se bastante do valor de Agosto, que é o que conta.
Por defeito, a renda é actualizada no mês em que o contrato foi assinado. Porém, no caso das rendas antigas, que não tenham sido sujeitas a actualização, o aumento é devido em Janeiro. O senhorio não é obrigado a fazer a actualização mas se quiser fazê-la tem de notificar o inquilino por carta registada com aviso de recepção.