Notícia
Um quarto dos fundos Revitalizar estão já "comprometidos"
O secretário de Estado do Empreendedorismo e da Inovação, Pedro Gonçalves, disse esta terça-feira que um quarto dos Fundos Revitalizar, destinados à recapitalização de PME com planos de negócios viáveis, estão já "comprometidos".
"Dos 220 milhões disponibilizados [até fim de Junho de 2015], cerca de 25% estão nesta altura já comprometidos", disse o governante à agência Lusa à margem de um seminário sobre Inovação, organizado pela Ordem dos Economistas.
Lançados em Setembro, os Fundos Revitalizar - três no total a serem geridos por capitais de risco - reúnem 110 milhões de euros que correspondem à participação de fundos comunitários do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) e outros 110 milhões de euros, que correspondem à participação de um total de sete bancos comerciais.
O programa foi anunciado em Conselho de Ministros, a 19 de Janeiro de 2012, e tem como objectivo promover a capitalização de empresas com planos de expansão e crescimento, com situação financeira equilibrada e sustentável, mas com necessidade de reforço de capital num contexto de revitalização ou reorientação estratégica de mercado, produto ou modelo de gestão.