Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Emprego público acelera para aumento recorde no terceiro trimestre

O emprego público aumentou 2,8% no terceiro trimestre deste ano, em termos homólogos. Esta é a subida mais expressiva desde, pelo menos, 2011.

Alexandra Leitão, ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública. Miguel Baltazar
27 de Novembro de 2019 às 17:36
  • 17
  • ...
O número de empregos no Estado voltou a subir no terceiro trimestre deste ano, atingindo um ritmo recorde desde 2011: há mais 2,8% funcionários públicos (18.456 postos de trabalho) do que no terceiro trimestre de 2018, segundo os dados divulgados esta quarta-feira, 27 de novembro, pela Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP).

Segundo a Síntese Estatística do Emprego Público, o número de funcionários públicos aumentou para os 689.760 no final de setembro de 2019, o que compara com 671.304 que havia no mesmo período do ano passado.

Ainda assim, segundo a DGAEP, a função pública encolheu 5,2% (menos 38.025 postos de trabalho) desde o quarto trimestre de 2011, ou seja, os aumentos dos últimos anos não chegaram para recuperar o número de saídas durante a crise. 

Em termos percentuais, a subida é mais expressiva nas autarquias do que na administração central: o emprego público na administração central subiu 2,5% (12.650 postos de trabalho) enquanto na administração local o aumento foi de 3,7% (4 371).

Entre a criação de emprego no setor público, a DGAEP destaca "o aumento significativo, em termos homólogos, do pessoal de investigação científica em mais 1.829 postos de trabalho (98% dos quais com contrato a termo), o que corresponde a uma variação de 123%". 

É de notar que os dados deste trimestre são influenciado pela integração do Hospital de Braga E.P.E. no universo da administração pública, o que representou mais 3.002 postos de trabalho no setor empresarial do Estado e nas carreiras da saúde. Esta é a área que dá o maior contributo para o aumento do emprego público (+7.701 postos de trabalho). 

O segundo maior contributo para a subida homóloga é da administração pública em geral, económica e social (+5.130 postos de trabalho), seguindo-se a educação (+4.833 postos de trabalho) em terceiro lugar. 

Há ainda outro fator temporário que afetou a variação em cadeia (-0,1%) do emprego público entre o segundo trimestre e o terceiro trimestre. Esse recuo ligeiro deveu-se ao processo de colocação dos professores contratados e dos técnicos superiores para as atividades de enriquecimento curricular (AEC), sendo o terceiro trimestre um período de transição.

Salário médio mensal sobe para os 1.748 euros
No terceiro trimestre, o salário médio mensal - inclui remuneração base mais outras componentes como o subsídio de alimentação - da função pública subiu 2,3%, em termos homólogos, para os 1.748 euros, um máximo de, pelo menos, 2011. 

Já a remuneração base média mensal dos trabalhadores a tempo completo no setor público subiu 2%, em termos homólogos, para os 1.489 euros, também um máximo de, pelo mneos, 2011, segundo a série histórica. 

A explicação dada na Síntese do Emprego Público para este aumento do salário é "essencialmente" a atualização do valor da remuneração base do setor público, isto é, o salário mínimo da função pública que aumentou para os 635 euros em 2019 (600 euros no setor privado). Além disso, a DGAEP destaca o "processo gradual" de descongelamento de todas as carreiras. 

"O impacto destas medidas teve maior efeito na carreira de assistente operacional/operário/auxiliar e forças armadas, com variação positiva em relação a julho de 2018 de 4,8%", explica. Contudo, também houve quedas expressivas: os funcionários de investigação científica viram a remuneração base cair 18,5% "em resultado dos movimentos de entrada e saída de trabalhadores com diferentes níveis remuneratórios (entrada de novos trabalhadores em níveis remuneratórios na base da carreira)". 

(Notícia atualizada às 18h09 com mais informação)
Ver comentários
Saber mais Emprego público Estado função pública funcionários públicos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio