Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Medina revê em alta crescimento da economia para 2,7% este ano

Nova projeção do Ministério das Finanças aponta para um crescimento "em torno dos 2,7%". Medina defende que a aceleração da atividade económica assegura a robustez do mercado laboral e "um crescimento médio dos salários de 8%".

O ministro das Finanças, Fernando Medina, congratulou-se com a subida expressiva da produtividade em 2022. Mas, considerando os anos da pandemia, ganhos estão em linha com a média.
Mariline Alves
  • ...
O ministro das Finanças, Fernando Medina, anunciou esta sexta-feira uma revisão em alta do crescimento da economia portuguesa. Em vez dos 1,8% avançados no Programa de Estabilidade, o Governo estima agora que o produto interno bruto (PIB) cresça 2,7% este ano, numa altura em que não estão afastados riscos de uma contração na Zona Euro.

"Os últimos dados conhecidos apontam para que economia portuguesa venha a crescer em torno de 2,7% este ano, muito acima do que tínhamos previsto, que era de 1,8%", referiu Fernando Medina, à saída da reunião do Ecofin, em Bruxelas.



Segundo o governante, esta revisão em alta do crescimento "permite assegurar que a economia portuguesa está e continuará a estar com um mercado de emprego forte, com um nível de emprego historicamente alto para o que conhecemos e registamos crescimento médio dos salários de 8%". 

A confirmar-se a nova projeção, este será um dos crescimentos anuais mais elevados do euro, tal como já se antevia com as previsões constantes no Programa de Estabilidade, justificadas pelo "maior dinamismo" das exportações e importações e uma "maior capacidade de fazer valer o saldo líquido da nossa balança externa".


(Notícia atualizada às 14:41)
Ver comentários
Saber mais Fernando Medina PIB economia Ministério das Finanças Programa de Estabilidade
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio