Notícia
Varoufakis: Política do BCE é "asfixiante" para a Grécia
O ministro das Finanças da Grécia considera que a abordagem do BCE pode ser "asfixiante" para a Grécia.
"Na minha opinião o BCE está a implementar uma política que pode ser considerada asfixiante para o nosso Governo", afirmou o ministro das Finanças grego em entrevista à estação de televisão grega Mega TV, citado pelo Guardian.
Varoufakis sugere que o BCE adoptou uma postura restritiva na esperança de forçar a Grécia e os credores a chegarem a um acordo urgente sobre reformas.
Estas declarações do ministro das Finanças de Atenas referem-se ao facto do BCE ter deixado de aceitar a dívida pública helénica como colateral para o financiamento do sistema financeiro. Esta decisão restringe o acesso directo às linhas directas de crédito da autoridade monetária europeia, ou seja, os bancos deixam de poder usar dívida grega como colateral.
"Schäuble disse-me que eu tinha perdido a confiança do Governo alemão, eu disse-lhe que eu nunca a tinha tido. Eu tenho a confiança do povo grego", salientou o responsável.
"De repente eles [os congéneres europeus] aperceberam-se que o ministro das Finanças grego seria um problema para eles, na medida em que ele exige o direito do povo grego a ser ouvido", acrescentou a mesma fonte.