Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Troika satisfeita com proposta grega

Os credores internacionais da Grécia consideram que as mais recentes propostas apresentadas por Atenas são suficientemente positivas para constituírem a base de um novo programa de resgate, no valor de 74 mil milhões de euros, avança a AFP citando uma fonte comunitária.

10 de Julho de 2015 às 23:26
  • 22
  • ...

"Houve uma avaliação positiva do programa grego", afirmou uma fonte comunitária à agência noticiosa France Press, acrescentando que o fundo de resgate da União Europeia, o Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE), está preparado para ponderar um empréstimo de 58 mil milhões de euros, o que, adicionando 16 mil milhões do FMI, dará 74 mil milhões de euros de um novo pacote de ajuda financeira à Grécia.

A Reuters está também já a reportar que os credores de Atenas fizeram uma avaliação inicial "positiva" do plano de austeridade apresentado pelo Executivo helénico.


Assim, conforme lembra o The Guardian, a reunião do Eurogrupo, agendada para este sábado às 15 horas em Bruxelas (14h de Lisboa), poderá abrir caminho para se preparar um terceiro programa de ajuda em vez de uma saída da Grécia do euro (o chamado Grexit).

 

Apesar desta reacção positiva às propostas do Governo de Alexis Tsipras, recorde-se que as medidas apresentadas são vagas e não são ainda definitivas. E as hipóteses de um acordo entre Atenas e os credores rondam ainda os 50%-50%, afirmam outras fontes comunitárias à AFP. Ou seja, nada está seguro. Isto porque a Grécia tem ainda trabalho pela frente para persuadir alguns dos seus parceiros da Zona Euro, como é o caso da Alemanha.

 

Michael Michaelides, analista do Royal Bank of Scotland Group, revelou-se preocupado com a possibilidade de não haver acordo no sábado. "O nosso receio tem sido sempre o de que haja um endurecer de posições por parte da Alemanha e da Holanda nas negociações", afirmou, citado pelo The Guardian. "O acordo, se bem que seja agora mais provável, não está ainda assegurado", salientou.

 

Entretanto, no parlamento grego prossegue o debate, estando previsto que a votação sobre as propostas do Governo aos credores tenha início às 3h da manhã em Atenas (1h da manhã em Lisboa).

Em troca das medidas incluídas no pacote de austeridade enviado na quinta-feira pelo Governo grego à Comissão Europeia, ao BCE e ao FMI, Atenas pediu "pelo menos" 53,5 mil milhões de euros de novos empréstimos.

 

(notícia actualizada às 00h45)

Ver comentários
Saber mais Grécia Atenas Eurogrupo Tsipras
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio