Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Putin recebe Marine Le Pen e promete não interferir nas presidenciais francesas

O Presidente russo recebeu hoje pela primeira vez no Kremlin a líder da extrema-direita francesa, Marine Le Pen, e assegurou, a um mês das eleições presidenciais em França, que "a Rússia não vai interferir" na vida política francesa.

Reuters
24 de Março de 2017 às 13:18
  • ...
"Não pretendemos em qualquer caso ter influência nos próximos acontecimentos, mas reservamo-nos o direito de dialogar com os representantes de todas as forças políticas do país, à semelhança do que fazem os nossos parceiros europeus ou os Estados Unidos", declarou o Presidente russo, citado pelas agências noticiosas locais.

A primeira volta das presidenciais francesas está prevista para 23 de Abril, com uma segunda volta programada para 07 de maio.

"É interessante discutir consigo sobre a forma de desenvolver as nossas relações bilaterais e a situação na Europa. Sei que representais um espectro político europeu que se desenvolve muito rapidamente", acrescentou no decurso do seu encontro com Marine Le Pen.

A líder do partido Frente Nacional abordou por sua vez o tema do terrorismo islamita, manifestando a necessidade de "criar condições mais eficazes para a troca de informações e preservar" as populações de ambas as partes desse perigo, de acordo com as imagens transmitidas pelas televisões russas.

Ludovic de Danne, um conselheiro de Le Pen que a acompanhou, precisou que o encontro se prolongou por uma hora e meia.

Por sua vez, o porta-voz do Kremlin Dmitri Peskov, ao ser interrogado sobre o motivo que levou Putin a receber Marine Le Pen, líder das sondagens da primeira volta da eleição presidencial, assinalou que os encontros com "opositores" estrangeiros constituem uma "prática normal".

"A Rússia está disposta a manter contactos com os representantes de todas as forças políticas, sejam chefes de Estado em funções ou representantes da oposição", declarou aos jornalistas, acrescentando que "é muito importante discutir com as forças [políticas] que propõem a necessidade de manter um diálogo bilateral" com a Rússia.

Antes, a dirigente da Frente Nacional tinha-se encontrado com Viatcheslav Volodine, o presidente da Duma (câmara baixa do parlamento).

"Apoio o desenvolvimento das relações com a Rússia no quadro da longa história comum que liga os nossos dois países", sugeriu Le Pen no início da entrevista.

Marine Le Pen já se deslocou por diversas vezes à Rússia, mas esta foi a primeira vez que se encontrou oficialmente com Vladimir Putin.

A líder da ultra-direita francesa inclui-se entre os políticos europeus que propõe uma aproximação com Putin e aprovam a anexação da península da Crimeia pela Rússia em 2014.
Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio