Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Hollande diz às empresas francesas "venham e invistam na Grécia"

O presidente francês, que inicia esta quinta-feira uma visita de dois dias a Atenas, diz que vai lá para "ajudar" e pedir às empresas francesas que invistam mais no país. O chefe de Estado acredita que é tempo de sair da crise "de uma vez por todas".

Reuters
22 de Outubro de 2015 às 12:55
  • 2
  • ...

O presidente francês François Hollande acredita que a discussão sobre a eventual saída da Grécia do euro "pertence ao passado". Agora, é tempo de o país sair da crise "de uma vez por todas".

"A Grécia e os seus parceiros assinaram um acordo muito importante a 13 de Julho que marca a determinação em manter a Grécia permanentemente ancorada na Zona Euro, de acordo com os desejos do povo grego", referiu François Hollande numa entrevista ao Kathimerini, publicada esta quinta-feira, 22 de Outubro, data em que o chefe de Estado inicia uma visita de dois dias a Atenas.

Hollande elogiou a "coragem e a lucidez" do primeiro-ministro Alexis Tsipras e garantiu que vai à capital grega "para ajudar". "O programa [de ajustamento] é muito denso e os prazos são curtos, mas é tempo de a Grécia sair da crise de uma vez por todas. E eu vou estar lá para ajudar, como sempre fiz na mesa do Conselho Europeu", sublinhou Hollande.

Por isso mesmo, o chefe de Estado francês acredita que a discussão sobre um eventual ‘Grexit’ já está ultrapassada, sendo imperativo olhar para o futuro "com confiança".

"Essa discussão [sobre a saída da Grécia do euro] pertence ao passado e temos de olhar para o futuro com confiança. As reformas que devem ser implementadas são decisivas e difíceis. E o povo grego já fez um enorme esforço e concordou com muitos sacrifícios", reconheceu o presidente francês. "Mas depois da implementação das reformas, haverá crescimento e emprego. A reviravolta grega é imperativa para a Europa. Vai trazer estabilidade e confiança".

Nesse sentido, o presidente explica que vai à Grécia "para manifestar o apoio da França" e "enviar uma mensagem às empresas francesas: venham e invistam na Grécia".

Na entrevista ao Kathimerini, François Hollande recordou que as empresas francesas na Grécia têm presença em vários sectores, empregando cerca de 12 mil trabalhadores. "Estarei reunido com os seus representantes, e vou pedir-lhes que aumentem o seu envolvimento na Grécia", avançou.

Grécia deverá receber tranche de 2 mil milhões "na próxima semana"
O primeiro dia de visita do presidente francês a Atenas coincide com uma série de reuniões entre os membros do Governo grego para discutir as medidas que devem ser tomadas para desbloquear as parcelas do resgate financeiro.


Esta quarta-feira, o ministro das Finanças Euclid Tsakalotos esteve reunido com representantes da Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional que, segundo fontes citadas pelo Ekathimerini, apontaram para lacunas que devem ser colmatadas antes do desembolso da tranche de 2 mil milhões de euros.

No mesmo dia, o vice-presidente da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis, declarava, em Bruxelas, que a Grécia deverá receber essa parte do empréstimo na próxima semana.

"As coisas estão mais ou menos encaminhadas", afirmou Dombrovkis, em declarações aos jornalistas, em Bruxelas.

Ver comentários
Saber mais François Hollande Grécia Zona Euro Alexis Tsipras Conselho Europeu França Atenas Euclid Tsakalotos Comissão Europeia Valdis Dombrovskis Bruxelas política
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio