Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Eurogrupo deverá adiar desembolso da primeira tranche à Grécia

O Eurogrupo estará reunido esta tarde para discutir o programa de resgate à Grécia. Contudo, o Governo de Tsipras e os credores ainda não chegaram a um acordo sobre as novas leis de execução hipotecária, um tema que poderá adiar o desembolso da primeira tranche.

Reuters
09 de Novembro de 2015 às 10:04
  • ...

Os ministros das Finanças da Zona Euro, que se reúnem esta segunda-feira, 9 de Novembro, em Bruxelas, poderão não dar luz verde ao desembolso da primeira tranche de 2 mil milhões de euros do terceiro resgate à Grécia.

Apesar das tentativas do primeiro-ministro Alexis Tsipras para convencer os credores de que o Governo de Atenas está a cumprir os termos acordados no âmbito do programa de assistência financeira, os parceiros europeus consideram que há falhas na implementação das medidas.

Além disso, os dois lados ainda não chegaram a um acordo sobre as novas leis de execução hipotecária. Os credores da Zona Euro insistem que as residências gregas avaliadas acima de 120 mil euros devem estar cobertas pelas leis de execução hipotecária, abaixo do nível actual de 200 mil euros.

A agência noticiosa Dow Jones avança que o Eurogrupo, que se reúne em Bruxelas às 14:00 locais (13:00 de Lisboa) não vai chegar "definitivamente" a um acordo no encontro de hoje devido à "falta de progresso" nas discussões sobre as medidas do resgate.

Ainda assim, o ministro francês das Finanças, Michel Sapin, espera que seja alcançado um entendimento esta segunda-feira. "A Grécia está a fazer esforços consideráveis. Estão a respeitar escrupulosamente o acordo de Julho", referiu Sapin esta segunda-feira, em Paris, citado pela Reuters. "Há uma questão espinhosa por resolver: os despejos de famílias que não conseguem pagar as suas dívidas. Euro um acordo hoje. França quer um acordo hoje".

Já o porta-voz da Comissão Europeia, Margaritis Schinas, salientou, esta manhã, os progressos nas negociações com o Governo de Tsipras, que deverão ser analisados no Eurogrupo desta segunda-feira. 

"O trabalho continuou ao nível político e técnico no fim-de-semana, e foram feitos progressos", referiu Schinas, em declarações aos jornalistas, em Bruxelas. "O Eurogrupo de hoje irá proporcionar uma excelente oportunidade para fazer um balanço dos progressos realizados".

Caso não seja alcançado um acordo na reunião do Eurogrupo, em Bruxelas, o Governo de Atenas e os credores vão tentar chegar a um entendimento até quarta-feira, segundo o Kathimerini.

Ver comentários
Saber mais Eurogrupo Bruxelas Alexis Tsipras Governo de Atenas Zona Euro Eurogrupo Lisboa Grécia Michel Sapin França economia negócios e finanças política
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio