Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Espanha vai ter de esperar até Julho para saber se tem mais um ano para cumprir défice

A imprensa espanhola avança que o país terá de esperar até Julho para saber se a Comissão Europeia vai conceder mais um ano para cumprir o défice. Bruxelas vai decidir primeiro se activa sanções.

Reuters
03 de Junho de 2016 às 10:18
  • 1
  • ...

Espanha vai ter de esperar até ao dia 12 de Julho para saber se vai ter mais um ano para cumprir a meta do défice. De acordo com o jornal espanhol Expansión, a Comissão Europeia antes de pronunciar-se sobre este alargamento do prazo quer decidir se vai aplicar sanções a Madrid pelo incumprimento do défice no ano passado.

A mesma fonte explica que Bruxelas, há cerca de um mês, propôs que Espanha tivesse até 2017 para atingir um défice público abaixo dos 3% do produto interno bruto (PIB). Mas essa decisão tem de ser aprovada pelos ministros das Finanças da União Europeia (Ecofin). E os responsáveis, no encontro de 25 de Maio, apontaram dúvidas em relação a este alargamento e pediram aos serviços legais comunitários para analisarem a proposta. O Expansión adianta, citando fontes, que há já alguns dias que o parecer elaborado pelos serviços legais está nas mãos dos estados-membros.

E a conclusão apontada é que a Comissão Europeia saltou um passo para poder conceder mais um ano a Espanha para cumprir o défice: Bruxelas, antes de permitir este alargamento, tem mesmo de dizer se as autoridades espanholas fizeram tudo para corrigir o desvio do défice. Madrid encerrou 2015 com um défice de 5,1% do PIB quando a meta era de 4,2%.

Esta decisão comunitária chegará já depois do país ter ido a eleições. As eleições legislativas espanholas estão agendadas para 26 de Junho. E decorrem depois de as negociações com vista à formação de Governo terem falhado.

A campanha eleitoral arranca no próximo dia 10 de Junho. Ontem foi revelado que o desemprego em Espanha baixou a fasquia dos quatro milhões, em Maio, pela primeira vez em quase seis anos. Segundo os dados divulgados, o número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu em 119.768 no mês passado para um total de 3.891.403. É a primeira vez desde Agosto de 2010 que o número de inscritos nos centros de emprego fica abaixo da barreira dos quatro milhões.

Por outro lado, também o número de inscritos na Segurança Social cresceu em 198.004, de acordo com as informações reveladas pelo ministério do Emprego.

Ver comentários
Saber mais Espanha Comissão Europeia Madrid défice
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio