Notícia
Centeno: UE vai flexibilizar regras orçamentais para combater impacto do vírus
Os ministros europeus das Finanças vão acordar uma política de "máxima flexibilidade" das regras orçamentais, disse o presidente do Eurogrupo em entrevista ao Financial Times.
O presidente do Eurogrupo declarou, em entrevista ao Financial Times, que os ministros europeus das Finanças vão acordar uma política de "máxima flexibilidade" das regras orçamentais para combaterem o impacto económico da pandemia Covid-19.
Mário Centeno disse ao FT que a União Europeia irá esboçar esta sexta-feira medidas orçamentais que permitam acelerar a aprovação de ajudas públicas no sentido de apoiar as empresas negativamente impactadas pelo novo coronavírus.
Além disso, os ministros das Finanças procurarão garantir apoios na saúde e proteção civil, subsídios de desemprego, compensações por menos horas de trabalho, e condições para apoiar as empresas que se deparam com falta de liquidez – e isto através de diferimento de impostos e outras medidas.
Está agendada para a próxima segunda-feira, 16 de março, uma reunião com os ministros das Finanças da Zona Euro (Eurogrupo), seguindo-se na terça-feira o Ecofin.
(notícia atualizada às 00:57)