Notícia
Berlusconi avisa Monti para se afastar das eleições
O antigo primeiro-ministro confessou a um programa de rádio que seria “moralmente questionável” Monti candidatar-se.
Sílvio Berlusconi uniu forças com os seus oponentes da ala esquerda, para avisar Mario Monti contra uma possível candidatura sua às próximas eleições, de acordo com a Reuters.
O antigo primeiro-ministro confessou a um programa de rádio que seria “moralmente questionável” Monti candidatar-se, enfatizando os riscos que este correria de ser apanhado no fogo cruzado entre a direita e a esquerda, perdendo o seu estatuto de superioridade.
É esperado que Monti, um tecnocrata apartidário que tem conduzido os destinos do país no último ano, apresente os seus planos depois do Orçamento do Estado de 2013 ser aprovado e o parlamento dissolvido. Até agora, o primeiro-ministro tem-se recusado a abrir o jogo, dando azo a especulações sobre qual será o seu papel nas próximas eleições.
Na quinta-feira, Monti fez algo que se assemelhou a um discurso de campanha, dizendo aos trabalhadores da Fiat do sul de Itália que seria uma irresponsabilidade da parte dos italianos desperdiçarem os sacrifícios feito durante um ano de dívida e austeridade.
Berlusconi, que se candidata pela quinta vez ao lugar de primeiro-ministro, tem atacado constantemente as políticas de Monti, e prometeu abolir um muito odiado imposto de habitação, por este criado.