Notícia
Musk duvida de investimento em IA anunciado por Trump. Empresas "não têm dinheiro"
O empresário criticou a iniciativa "Stargate", que pretende investir até 500 mil milhões em IA, afirmando que as empresas desta nova parceria não têm capital para o financiar. Afirmação foi já contestada pelo CEO da OpenAI, Sam Altman.
Elon Musk criticou esta quarta-feira o projeto de Donald Trump para um investimento privado maciço em inteligência artificial (IA), afirmando que os parceiros desta nova empresa "não têm dinheiro" para o financiar, uma afirmação contestada pelo CEO da OpenAI, Sam Altman.
Num evento na Casa Branca, o Presidente dos Estados Unidos da América (EUA) anunciou a criação de uma nova entidade, a "Stargate", que planeia investir "pelo menos 500 mil milhões de dólares" em infraestrutura ligada à IA.
A "Stargate" resulta de uma parceria formada pela OpenAI, Oracle e SoftBank.
O CEO da SoftBank disse que a 'joint venture' "começaria por investir 100 mil milhões de dólares imediatamente", com o intuito de alcançar os 500 mil milhões em quatro anos.
"Eles não têm dinheiro" para financiar este projeto, escreveu Elon Musk, et quarta-feira numa publicação na sua conta da rede social X. "A SoftBank só tem garantidos 10 mil milhões de dólares", disse, acrescentando: "Sei de fonte segura".
O dono da Tesla gastou 277 milhões de dólares do seu próprio bolso para financiar a campanha de Donald Trump e foi incumbido de uma missão extra governamental para reduzir a despesa pública.
"Falso, como provavelmente sabe", reagiu o CEO da OpenAI, Sam Altman, também na rede social X, a estas acusações, oferecendo a Elon Musk a possibilidade de "visitar o primeiro local atualmente em construção".
"Compreendo que o que é bom para o país nem sempre é bom para as vossas empresas, mas espero que, nas novas funções, ponham os Estados Unidos em primeiro lugar", acrescentou Sam Altman.
Apontado como o homem mais rico do mundo, Elon Musk é um dos cofundadores da OpenAI e ataca regularmente Sam Altman, criticando-o em particular por se ter desviado da missão inicial da 'startup', que se centrava no desenvolvimento racional da IA.
A nova entidade, a "Stargate" ocupa-se principalmente da construção de centros e processamento de dados.
Elon Musk está também envolvido na corrida à IA e as empresas que controla, nomeadamente a Tesla, têm investido fortemente nesta área.