Notícia
"Remain", pede Renzi aos britânicos
"Não o façam por nós. Façam-no por vós." Votar "não" é uma "má escolha" que deixará o Reino Unido isolado, diz o primeiro-ministro italiano.
Num artigo de opinião dirigido aos eleitores britânicos, intitulado "Não votem 'remain' por nós europeus - façam-no por vós", Matteo Renzi defende a permanência do Reino Unido na União Europeia. Votar pela saída do país da União Europeia seria um "erro". Seria virar as costas aos problemas. Seria andar para trás. "Se há uma coisa que os britânicos nunca fizeram perante um desafio relacionado com o seu futuro, com a sua identidade, foi tomar uma decisão errada. [Um Brexit] trocaria autonomia por isolamento, orgulho por fraqueza e identidade por automutilação."
"A União Europeia limita os seus Estados-membros mas também os apoia. É a sua função como instituição. No limite, a escolha é vossa: uma escolha livre e democrática". Mas amanhã o que está em jogo não é apenas "o direito de sair" mas o "dever de permanecer".
"Não o façam por nós. Nós estamos felizes por estarmos na União Europeia convosco. Façam-no, antes, por vós. Pelo que acreditam. Pela história de uma nação que sempre foi capaz de ver para além de si própria. Por um futuro como plataforma de inovação que todos invejamos e admiramos." "Remain [fiquem]", apela Matteo Renzi.