Notícia
Refugiados: Juncker convoca mini-cimeira de emergência para domingo
As situações de emergência ao longo da rota dos Balcãs ocidentais exigem mais cooperação e acções "imediatas", argumenta o presidente da Comissão Europeia.
O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, convocou uma reunião de emergência para este domingo, 25 de Outubro, entre alguns líderes europeus. Objectivo: estreitar a cooperação e definir acções "imediatas" que permitam responder ao afluxo de refugiados que agora se concentra na rota dos Balcãs Ocidentais, designadamente na fronteira da Eslovénia.
"Tendo em conta a situação de emergência que está a revelar-se ao longo da rota migratória dos Balcãs Ocidentais, precisamos de uma maior cooperação, de consultas mais alargadas e de acções operacionais imediatas". "O objectivo do encontro é chegar a acordo a um conjunto e conclusões operacionais que possam ser imediatamente implementadas", precisa a Comissão Europeia, em comunicado divulgado nesta quarta-feira, 21 de Outubro.
Chamados a Bruxelas foram os líderes da Áustria, Bulgária, Croácia, antiga República jugoslava da Macedónia, Alemanha, Grécia, Hungria, Roménia, Sérvia e Eslovénia. Donald Tusk, presidente do Conselho Europeu, e António Guterres, do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, também foram convidados para assistir ao encontro.