Notícia
Produção industrial em Portugal regista a terceira maior queda na Europa
A produção industrial em Portugal registou, em Julho, uma queda de 3,2% face ao mês anterior. Esta é a terceira maior contracção na União Europeia, apenas superada pela Irlanda e por Malta.
A produção industrial em Portugal registou uma queda mensal de 3,2% em Julho, divulgou esta quinta-feira o instituto de estatística europeu (Eurostat).
Esta queda segue-se a outra de 2,8%, registada em Junho, e que foi a segunda maior da União Europeia, em que Portugal apenas foi superado pela Holanda, que na altura resvalou 4%. Em Julho a queda de 3,2% da produção industrial de Portugal foi superada pelo recuo de 8,7% da Irlanda e pelo deslize de 6,7% de Malta.
Os dados homólogos indicam que a produção industrial em Portugal caiu 2,3% quando comparada com o mesmo mês de 2012, situando o país como o 11º que mais recuou. Neste caso, os piores desempenhos foram os da Grécia e da Irlanda, com quedas de 8,2% e 7,9%, respectivamente.
Produção industrial cai 1,5% na Zona Euro e 1% na União Europeia
No conjunto dos 17 países do euro, a produção industrial registou uma queda de 1,5% face ao mês passado, um período em que a Zona Euro registou uma subida de 0,6%. No caso da União Europeia, a queda foi de 1%, queda que compara ao ganho de 0,9% registado em Junho.
Face ao mesmo mês de 2012, a produção industrial caiu, em Julho, 2,1% na Zona Euro e 1,7% na União Europeia. Na região do euro, há 22 meses consecutivos que a produção industrial está em queda.
Em relação ao período homólogo, o destaque vai para a Estónia e para a Roménia, que foram os países que registaram maiores subidas, de 7,8% e 7,3%, respectivamente. No que toca ao mês anterior, as maiores subidas registaram-se na Lituânia e na Noruega, respectivamente, de 3,3% e 3%.