Notícia
Portugal abaixo da média europeia na utilização da internet
62% dos lares em Portugal tem acesso à internet, mas apenas 48% dos portugueses utiliza diariamente. É nos países nórdicos que mais se utiliza a ‘web’.
62% dos lares em Portugal tem acesso à internet, mas apenas 48% dos portugueses faz uma utilização diária. Os números foram divulgados esta manhã pelo Eurostat, e mostram que Portugal está abaixo da média europeia.
O acesso à internet e a sua utilização cresceu consideravelmente nos últimos seis anos. Na União Europeia, 79% dos lares tinha acesso à internet este ano, e 76% uma ligação de banda larga, em comparação com 55% e 42%, respectivamente, em 2007. Para a maioria dos cidadãos da União Europeia, utilizar a internet tornou-se uma actividade regular, com 62% das pessoas a utilizá-la todos os dias ou quase todos os dias.
Por outro lado, 21% dos indivíduos relataram, em 2013, que nunca usaram a internet, em comparação com 37%, em 2007.
De acordo com o Eurostat, na maioria dos estados-membros, o nível de acesso à internet foi elevado em 2013, com percentagens superiores a 90% nos Países Baixos (95% das famílias), Luxemburgo (94%), Dinamarca e Suécia (ambos 93%). As menores percentagens foram registradas na Bulgária (54%), Grécia (56%) e Roménia (58%).
O acesso à Internet de banda larga permite uma maior velocidade na navegação e na realização de actividades através da internet. Em 2013, em cada estado-membro, pelo menos metade das famílias tinha uma ligação de banda larga. A Finlândia (88%) registou a maior proporção de ligações de banda larga, seguida pela Dinamarca, Holanda, Suécia e Reino Unido (todos com 87%) e Alemanha (85%).
É nos países nórdicos que se registam as maiores percentagens de utilizadores diários da internet, destacando-se a Dinamarca, onde 84% dos cidadãos utilizam a ‘web’ diariamente, Países Baixos (83%), Luxemburgo (82%), Suécia (81%), Finlândia (80%) e Reino Unido (78%).