Notícia
PIB da Zona Euro cresce acima do esperado no terceiro trimestre
A economia da Zona Euro abrandou no terceiro trimestre, com um crescimento em cadeia de 0,6%, mas superou o esperado pelos economistas. A variação homóloga foi a mais alta desde o primeiro trimestre de 2011.
A economia da Zona Euro voltou a surpreender pela positiva no terceiro trimestre, com um crescimento superior ao estimado pelos economistas, embora inferior ao registado nos três meses anteriores.
O produto interno bruto (PIB) cresceu 0,6% no terceiro trimestre, face aos três meses anteriores, anunciou o Eurostat. Os economistas antecipavam um crescimento mais ligeiro, de 0,5%, depois de no segundo trimestre o PIB ter crescido 0,7%.
Na comparação homóloga (face ao terceiro trimestre de 2016), o PIB da Zona Euro cresceu 2,5%, o que representa uma aceleração face à expansão registada nos trimestres anteriores (2% no primeiro trimestre e 2,3% no segundo trimestre).
O crescimento homólogo no terceiro trimestre também é mais elevado do que o antecipado pelos economistas (+2,4%) e representa o ritmo de crescimento mais forte desde o primeiro trimestre de 2011, altura em que o PIB cresceu 2,9% em termos homólogos.
A estimativa preliminar divulgada esta manhã pelo Eurostat (que não contém ainda dados por país) confirma que a economia europeia está a passar por um momento positivo. O gabinete de estatística da UE revelou também hoje que a inflação desceu para 1,4% e que a taxa de desemprego baixou dos 9% pela primeira vez desde Janeiro de 2009.
Nas previsões divulgadas em Outubro, o FMI estima que a Zona Euro cresça 2,1% este ano e abrande em 2018 para uma taxa de crescimento de 1,9%.
(Notícia actualizada às 10:35 com mais informação)