Notícia
Novo gasoduto ibérico pode custar até 350 milhões de euros
Projeto não é de agora, mas crise energética na Europa motivou nova tentativa para retirá-lo da gaveta. Ministério do Ambiente aponta que construção pode levar até dois anos e meio. Isto depois de obtido o licenciamento ambiental e da tomada de decisão final de investimento.
19 de Agosto de 2022 às 10:14
O novo gasoduto que ligaria Portugal ao centro da Europa, através de Espanha e França, poderá custar entre 300 e 350 milhões de euros, avança esta sexta-feira o Expresso.
"A estimativa atual do custo da parte portuguesa desta interligação, considerando a configuração que permite maximizar o seu potencial de exportação de gás, que inclui reforço de capacidade da rede atual, deverá situar-se entre €300 e €350 milhões, a precisar com maior rigor através do desenvolvimento dos estudos de pormenor a realizar", indicou o Ministério do Ambiente ao semanário.
Já no que diz respeito ao tempo que demoraria a concretizar as infraestruturas, o gabinete tutelado por Duarte Cordeiro aponta para "os dois anos e meio após a obtenção do licenciamento ambiental e a tomada de decisão final de investimento".
A construção do novo gasoduto - conhecido como Midcat -, que em 2019 foi travado após um parecer ambiental desfavorável e por ser considerado "economicamente inviável" por Espanha e França, parece ter agora o aval de Madrid. Contudo, esta quinta-feira, Paris fez saber que se mantém contra a sua construção, advocando que colocaria em causa as metas climáticas e que não estaria pronto a tempo de resolver a atual crise energética no bloco europeu, um dos grande motivos invocados pelo chanceler alemão, Olaf Scholz.
"A estimativa atual do custo da parte portuguesa desta interligação, considerando a configuração que permite maximizar o seu potencial de exportação de gás, que inclui reforço de capacidade da rede atual, deverá situar-se entre €300 e €350 milhões, a precisar com maior rigor através do desenvolvimento dos estudos de pormenor a realizar", indicou o Ministério do Ambiente ao semanário.
A construção do novo gasoduto - conhecido como Midcat -, que em 2019 foi travado após um parecer ambiental desfavorável e por ser considerado "economicamente inviável" por Espanha e França, parece ter agora o aval de Madrid. Contudo, esta quinta-feira, Paris fez saber que se mantém contra a sua construção, advocando que colocaria em causa as metas climáticas e que não estaria pronto a tempo de resolver a atual crise energética no bloco europeu, um dos grande motivos invocados pelo chanceler alemão, Olaf Scholz.