Notícia
Mini-cimeira de esquerda cancelada
O primeiro-ministro italiano, que estava a organizar o encontro, tomou a decisão de o cancelar após falar com o presidente francês sobre a queda do avião da EgyptAir.
O encontro de líderes europeus da esquerda, que estava agendado para esta sexta-feira, em Roma, foi cancelado na sequência da queda do avião da EgyptAir. A decisão foi anunciada pelo primeiro-ministro italiano Matteo Renzi após este ter conversado com o presidente francês François Hollande, noticia a Reuters. O encontro será adiado para uma data a agendar.
O Governo egípcio admitiu esta quinta-feira, 19 de Maio, que um acto terrorista possa estar na origem da queda do avião da Egyptair esta madrugada, com 66 pessoas a bordo, quando fazia o trajecto entre Paris e o Cairo. De acordo com a agência France Presse, um ministro egípcio considerou "mais provável" que tenha sido um ataque terrorista a fazer despenhar o aparelho do que uma falha técnica.
Matteo Renzi (na foto) havia convidado chefes de Governo ou de Estado socialistas e progressistas da União Europeia, entre os quais António Costa e Alexis Tsipras.
Esta seria a segunda reunião neste formato, depois da iniciativa do presidente francês de 12 de Março último. Na agenda estariam o endividamento, políticas europeias de crescimento, a promoção do emprego jovem e a questão dos refugiados.