Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Merkel avisa que UE não pode contar com apoio eterno dos EUA

"Não há nenhuma garantia eterna de uma estreita cooperação connosco, europeus", disse a chanceler alemã durante o discurso proferido em Bruxelas esta quinta-feira.

Fantasmas de Ialta / (Re)União Soviética - Angela Merkel ver-se-á dividida entre o estreitamento de relações com Donald Trump para fazer frente a Moscovo e um acordo com Vladimir Putin para chegar a um consenso relativamente às esferas de influência da Europa Oriental.
Reuters
12 de Janeiro de 2017 às 22:40
  • ...

A chanceler alemã, Angela Merkel, advertiu hoje, em Bruxelas, a União Europeia que não deve contar com o eterno apoio dos Estados Unidos, quando aumenta a preocupação sobre o compromisso de Donald Trump com os laços transatlânticos.

 

Angela Merkel, que enfrentou um pequeno protesto de apoiantes de extrema-direita durante uma visita à Bélgica, disse também que a União Europeia se deve manter unida nas negociações com o Reino Unido para a sua saída da organização.

 

"Do ponto de vista de alguns dos nossos parceiros tradicionais -- e penso aqui também nas relações transatlânticas -- não há nenhuma garantia eterna de uma estreita cooperação connosco, europeus", disse Angela Merkel durante o discurso proferido após ter recebido um doutoramento 'honoris causa' em Bruxelas.

 

Segundo Angela Merkel, a Europa está a enfrentar os maiores desafios das últimas décadas com conflitos nas suas fronteiras, como na Ucrânia, e seria ingénuo "acreditar que os outros resolveriam sempre os problemas europeus".

 

A líder alemã disse que o 'Brexit', em particular, mostrou como era importante aumentar a solidariedade, que tem discutido formas de impulsionar a cooperação no sector da defesa e em outras questões depois de o Reino Unido ter decidido sair da União Europeia.

 

"Devemos ver esta decisão como um incentivo para trabalhar em conjunto para manter a Europa unida, agora mais do que nunca, para melhorá-la ainda mais e aproximar os cidadãos", disse.

Ver comentários
Saber mais Angela Merkel Bruxelas União Europeia Estados Unidos Donald Trump política
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio