Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Juros de Itália voltam a subir em dia de reunião do Eurogrupo

Os juros da dívida italiana contrariam os recentes movimentos de alívio num dia em que o Eurogrupo se reúne para discutir o braço-de-ferro com o Governo italiano.

EPA
05 de Novembro de 2018 às 11:00
  • ...

Os juros da dívida italiana a dez anos estão a subir depois de três sessões de quebras significativas, no dia em que o Eurogrupo - liderado por Centeno, na foto com o comissário Moscovici e o ministro das Finanças italiano, Tria - se reúne para discutir o rumo a dar à contenda entre Bruxelas e Itália em torno do Orçamento italiano, o qual foi rejeitado pela Comissão.

A reunião do Eurogrupo antecede a data marcada para a submissão de uma versão revista do Orçamento italiano, o dia 13 de Novembro. Apesar da rejeição do plano financeiro para a economia transalpina e dos reiterados avisos de Bruxelas, o primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, insiste que não tem um plano alternativo para apresentar, recusando ceder às exigências europeias.

Assim que Itália entregar novos documentos à Comissão, esta terá três semanas para publicar a avaliação final da proposta italiana. Esta reacção poderá incluir sanções a Roma, caso o Orçamento entregue desagrade Bruxelas. A penalização pode ir até 0,2% do PIB anual.

Numa entrevista concedida à publicação Financial Times, publicada este fim-de-semana, o vice-primeiro-ministro italiano Di Maio afirma que a "receita" italiana serviria a "toda a Europa" e estimularia o crescimento no Velho Continente. Faz inclusivamente o paralelismo entre o aumento de défice que pretende para o seu próprio país com as políticas económicas que estão a ser implementadas por Donald Trump nos Estados Unidos.

Do outro lado da discórdia, o vice-presidente da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis, afirma esta segunda-feira que Bruxelas está "a tentar convencer as autoridades italianas que a abordagem que estão a tomar é na verdade contraprodutiva também para a economia italiana", e diz contar com "resultados construtivos" no final das discussões.

Os juros da dívida italiana a dez anos seguem a subir 4,5 pontos base para os 3,365% , tendo chegado a tocar nos 3,391% após uma apreciação de 7 pontos base. Esta evolução contrasta com a verificada nas últimas três sessões, nas quais os juros da dívida transalpina registaram um forte alívio. 

Ver comentários
Saber mais Eurogrupo Valdis Dombrovskis Itália Moscovici Centeno Orçamento Bruxelas Tria Roma PIB Financial Times primeiro-ministro italiano Di Maio Europa Velho Continente Donald Trump macroeconomia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio