Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Inflação no Reino Unido acelera mais do que esperado

Dois dias antes da reunião do Banco de Inglaterra, é revelado que os preços no Reino Unido cresceram em Novembro ao ritmo mais elevado em mais de dois anos.

5 - Reino Unido
Reuters
13 de Dezembro de 2016 às 10:28
  • ...

A inflação no Reino Unido acelerou mais do que o previsto em Novembro, impulsionada pelos preços do vestuário e combustíveis.

Segundo os dados divulgados pelo gabinete nacional de estatística esta terça-feira, 13 de Dezembro, a inflação subiu de 0,9%, em Outubro, para 1,2%, em Novembro, o ritmo mais elevado desde Outubro de 2014. Os economistas antecipavam um aumento para 1,1%.

Os números são mais um sinal das pressões inflacionárias, devido à descida da libra, desde que os eleitores do Reino Unido decidiram a favor da saída da União Europeia, e à subida dos preços do petróleo.

Os preços de importação do Reino Unido cresceram quase 15% em Novembro - o maior avanço homólogo dos últimos cinco anos – e poderão subir ainda mais depois da decisão da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) de cortar a produção.

A rápida mudança nas estimativas para a inflação nos últimos meses forçou o Banco da Inglaterra a mudar a sua posição depois de cortar os juros em Agosto, na sequência do referendo sobre o Brexit. Os economistas prevêem que a autoridade monetária manterá os juros no mínimo histórico de 0,25% quando anunciar a sua última decisão de 2016 esta quinta-feira.

No final do mês passado, o Banco de Inglaterra alertou que os riscos para a estabilidade financeira no Reino Unido continuam elevados. No Relatório de Estabilidade Financeira, divulgado a 30 de Novembro, a autoridade monetária liderada por Mark Carney tornou ainda claro que um Brexit desordeiro pode ter efeitos prejudiciais para a economia e para o sistema financeiro do país.

Ver comentários
Saber mais Reino Unido União Europeia Mark Carney inflação preços
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio