Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Governo português com "expectativa positiva" sobre a adesão da Turquia à União Europeia

O primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, afirmou esta terça-feira que Portugal tem "uma expectativa positiva" sobre a adesão da Turquia à União Europeia e que as negociações precisam de revelar que há "um progresso efectivo".

Bloomberg
03 de Março de 2015 às 22:02
  • 2
  • ...

"Todos trabalharemos em conjunto para que os turcos possam ter esse sentimento, de que este não é um processo que nunca mais acaba, é um processo, no entanto, que tem de decorrer com eficiência para que a adesão possa ser realizada de forma a corresponder às expectativas que todos temos", afirmou o chefe do Governo.

 

Passos Coelho falava na conferência de imprensa da cimeira intergovernamental entre Portugal e a Turquia, no Palácio das Necessidades, em Lisboa.

 

Na sua intervenção, Passos Coelho afirmou que Portugal "sempre foi muito apoiante" do objectivo da Turquia de aderir à comunidade europeia, "uma perspectiva que beneficia mutuamente as duas partes".

 

Já em resposta aos jornalistas, o primeiro-ministro português considerou que a posição geoestratégica da Turquia e a emergência de fenómenos como o do autoproclamado Estado Islâmico reforçam "a importância do processo negocial" com os 28 Estados-membros, algo "importante para a paz" naquela região de fronteira entre a Europa e a Ásia.

 

"Nós temos uma expectativa positiva sobre esse resultado [das negociações de adesão] que está ser trabalhado todos os dias, o que é importante também é que do ponto de vista da opinião pública esses progressos possam ser simbolizados por uma coisa que chegue mais directamente às pessoas", afirmou Passos Coelho.

Ver comentários
Saber mais chefe do Governo Passos Coelho Portugal Turquia Europa
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio