Notícia
Escócia independente nunca esteve tão perto da vitória
Os pratos da balança continuam a pender para o "não", mas os adeptos de uma Escócia independente estão a ganhar terreno. Referendo está marcado para o próximo dia 18.
A distância entre os que apoiam a independência e os que preferem manter a Escócia no Reino Unido nunca foi tão curta. Segundo a mais recente sondagem, realizada pela YouGov, 47% dos eleitores quer recuperar a independência, ao passo que 53% prefere dar continuidade à união política instalada há 307 anos. A diferença entre os dois campos é agora de seis pontos percentuais, menos de metade dos 14 pontos que se verificava em meados de Agosto, sublinha o Financial Times nesta terça-feira, 2 de Setembro.
A menos de três semanas do referendo marcado para o próximo dia 18, os pratos da balança continuam assim a pender para o "não", mas estes números sugerem que todos os cenários estão em aberto.
O apoio terá aumentado após o líder separatista, Alex Salmond, ter sido considerado o vencedor do mais recente debate na televisão. O líder do Partido Nacional Escocês (SNP) quer colocar fim à unidade política que a região compartilha com Inglaterra, Gales e Irlanda do Norte há 300 anos. Nos seus planos, o novo país continuaria a usar a libra, a rainha Elisabete II continuaria como chefe de Estado e a Escócia manter-se-ia ainda como membro de pleno direito da União Europeia.
Salmond alega ainda que os escoceses ficarão financeira e politicamente mais fortes se ganharem sua própria voz no cenário internacional.