Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Primeiro-ministro escocês contra posição de Cameron em Bruxelas

O líder do Governo escocês acusa Cameron "de ter cometido um erro, alterando as relações do Reino Unido com a União Europeia, sem se referir aos seus colegas democratas liberais".

12 de Dezembro de 2011 às 08:05
  • ...
O primeiro-ministro escocês, Alex Salmond, acusou hoje, numa carta, o homólogo britânico conservador, David Cameron, de arruinar os interesses da Escócia ao se opor a um tratado sobre disciplina orçamental na cimeira de Bruxelas.

Salmond, do Partido Nacional Escocês (SNP, independentista), que garantiu em maio a maioria absoluta no Parlamento da Escócia, acusa David Cameron de ter bloqueado o tratado na sexta-feira sem ter consultado Edimburgo.

O líder do Governo escocês acusa Cameron "de ter cometido um erro, alterando as relações do Reino Unido com a União Europeia, sem se referir aos seus colegas democratas liberais, sem falar dos governos locais de Edimburgo, de Cardiff (país de Gales) e Belfast (Ulster)".

A Escócia, que integra o Reino Unido há três séculos, tem o seu próprio Governo e parlamento desde 1999 no quadro dos acordos históricos da chamada "devolução".

Alex Salmond acusa o homólogo britânico de "liderar agora um governo dividido, com credibilidade zero nas negociações com a União Europeia e onde os interesses da Escócia foram profundamente afectados".

A posição de David Cameron na cimeira de Bruxelas causou também divisões no governo de coligação, com os democratas liberais a manifestarem abertamente o seu desacordo.

O vice-primeiro-ministro britânico, Nick Clegg, um democrata liberal pró-europeu, declarou hoje à BBC estar "amargamente decepcionado", considerando haver agora um perigo real de se ver o Reino Unido "isolado e marginalizado na União Europeia".

Ver comentários
Saber mais Cameron
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio