Notícia
Sondagens mostram aumento dos partidários da independência da Escócia
De acordo com a última sondagem, desde Março cerca de um quarto dos indecisos passaram a apoiar uma Escócia independente, apesar de a maioria continuar a preferir a manutenção enquanto membro do Reino Unido.
As últimas sondagens mostram que aproximadamente um quarto dos eleitores, que se mostravam indecisos quanto à independência da Escócia, passaram, desde Março até Junho, para o lado dos defensores da independência. Ainda assim, se o referendo tivesse lugar agora o "não" venceria, o que significa que a Escócia continuaria a pertencer à comunidade designada de Reino Unido.
O British Election Study avaliou as mesmas 6 mil pessoas, entre Maio e Junho, que haviam sido consultadas entre Fevereiro e Março, e concluiu que a diferença entre os partidários da independência e os defensores da manutenção no Reino Unido se estreitou em cerca de 3 pontos percentuais.
Esta sondagem, citada pelo The Guardian, mostra que o "não" venceria com 51%, enquanto os independentista alcançariam os restantes 39%. Dos 11% de indecisos na consulta de Março, um quarto passou para o lado do "sim" e 16% optariam entretanto pelo "não".
Todavia, a menos de dois meses do referendo a diferença tem vindo a decrescer paulatinamente, o que permite aos independentista acalentar uma eventual reviravolta.
O referendo popular que vai colocar aos escoceses a pergunta sobre se pretendem a independência da Escócia, face ao Reino Unido, decorrerá no próximo dia 18 de Setembro.