Notícia
Custos do trabalho crescem abaixo da média europeia
Os custos do trabalho em Portugal cresceram 0,5% no primeiro trimestre, um aumento bem inferior ao registado em média na Zona Euro.
Os custos do trabalho em Portugal estão a crescer a um ritmo mais de três vezes inferior ao verificado em média nos países da Zona Euro, de acordo com os dados divulgados esta sexta-feira, 17 de Junho, pelo Eurostat.
Em Portugal o índice que mede os custos laborais por hora aumentou 0,5% nos primeiros três meses do ano, contra o mesmo período de 2015. Na Zona Euro o aumento foi de 1,7%.
Inverteu-se assim a tendência registada no último trimestre de 2015, período em que os custos do trabalho em Portugal (+2,2%), tinham crescido acima da média do euro (1,3%).
O aumento registado no primeiro trimestre deste ano ficou a dever-se a um crescimento de 0,6% nos salários, conjugado com um crescimento de 0,3% nos outros custos que as empresas têm com os seus trabalhadores.
Entre os países da Zona Euro, os maiores aumentos ocorreram na Estónia e Lituânia (aumentos acima de 6%), enquanto as quedas mais fortes foram registadas em Itália (-1,5%) e Chipre (-0,3%).